RioMar Encontros: Família Lima realiza show especial de Natal

Publicado em 01/11/2025 às 10:49 | Atualizado em 01/11/2025 às 10:56

Por Camile Barros
Do RioMar Recife

Nesta sexta-feira (31), o Teatro RioMar, localizado no Piso L4, foi tomado pela magia do Natal. Em mais uma edição especial do RioMar Encontros, o projeto autoral do RioMar Recife atendeu a pedidos do público e trouxe a Família Lima para celebrar a chegada da época mais mágica do ano.

A Família Lima completa no palco, com instrumentos de cordas e teclado, banhada por fortes feixes de luzes azuis e roxas, em um momento de energia da apresentação.
A Família Lima completa no palco, com instrumentos de cordas e teclado, banhada por fortes feixes de luzes azuis e roxas, em um momento de energia da apresentação. - Foto: Arnaldo Carvalho/Especial para o RioMar Recife

Com mais de três décadas de história, o grupo formado por Lucas Lima (voz, violino e violão), Amon Lima (violino), Moisés Lima (violoncelo e contrabaixo) e Allen Lima (teclado e backing vocal) entregou uma apresentação orquestral emocionante, marcada por energia, humor e muito talento musical.

Foto: Arnaldo Carvalho/Especial para o RioMar Recife
Lucas Lima canta e toca violino no palco, sob intensos feixes de luz azul, em um momento de clímax e expressividade da performance. - Foto: Arnaldo Carvalho/Especial para o RioMar Recife
Foto: Arnaldo Carvalho/Especial para o RioMar Recife
Allen Lima sorrindo e tocando teclado sob luzes azuis no palco, em um close-up que destaca sua performance e alegria. - Foto: Arnaldo Carvalho/Especial para o RioMar Recife
Foto: Arnaldo Carvalho/Especial para o RioMar Recife
Dois membros da Família Lima no palco, com intensa luz azul/roxa: um tocando violoncelo e o outro, violino, ambos vestidos de terno. - Foto: Arnaldo Carvalho/Especial para o RioMar Recife

Uma performance musical emocionante

A Família Lima dm primeiro plano no palco, de frente para a plateia em êxtase, comemorando o sucesso do show com o público com as mãos levantadas.
A Família Lima dm primeiro plano no palco, de frente para a plateia em êxtase, comemorando o sucesso do show com o público com as mãos levantadas. - Foto: Arnaldo Carvalho/Especial para o RioMar Recife

Já nos primeiros acordes, o público foi envolvido por uma performance musical surpreendente e emocionante. O show começou com uma apresentação instrumental de músicas clássicas, como a ópera “Guilherme Tell”, de Gioachino Rossini e “Primavera”, de Vivaldi, e logo ganhou a animação da plateia ao passear por diferentes estilos e países, com arranjos animados que misturavam o erudito ao popular.

A primeira música cantada na noite foi “Pais e Filhos”, da banda Legião Urbana, e logo de cara já era possível perceber a euforia e emoção da plateia.

No repertório, o grupo apresentou músicas de diferentes nacionalidades, como Brasil, Espanha e Itália, e emocionou o público ao relembrar “Primeiro Amor”, composição de Lucas e Allen Lima feita ainda na infância, aos 11 e 12 anos respectivamente.

 

Uma vista da plateia no escuro, com balões vermelhos e verdes iluminados e celulares acesos, destacando o clima natalino e intimista.
Uma vista da plateia no escuro, com balões vermelhos e verdes iluminados e celulares acesos, destacando o clima natalino e intimista. - Foto: Arnaldo Carvalho/Especial para o RioMar Recife

Para tornar o momento ainda mais especial, balões vermelhos e verdes foram distribuídos nas cadeiras, colorindo o teatro e trazendo uma energia de celebração. Pessoas de todas as idades, de crianças a idosos, compartilharam juntos uma atmosfera musical de alegria, embaladas por clássicos nacionais, internacionais e canções natalinas que despertaram a emoção dessa época do ano.

Uma das mais animadas entre o público era Fátima Alencar, fundadora do fã-clube oficial da Família Lima em Recife. “Eu criei o fã-clube em 2018, depois de um show deles aqui no RioMar. São talentosos, humildes e fazem um espetáculo incrível, com muita interação com a plateia. Não tem nem explicação”, contou, empolgada.

Fátima Alencar sorridente aponta para sua camisa do
Fátima Alencar sorridente aponta para sua camisa do "Clube Oficial Relicário Família Lima" em frente ao banner do "RioMar Encontros Especial de Natal". - Foto: Arnaldo Carvalho/Especial para o RioMar Recife

Ela também revelou que o retorno do grupo ao RioMar foi um pedido coletivo: “A gente fez um mutirão nas redes sociais do RioMar pedindo o show, e graças a Deus fomos atendidos!”. Sobre as expectativas, Fátima não escondeu o entusiasmo: “Eles nunca decepcionam. A cada apresentação se superam. E Natal com a Família Lima é a combinação perfeita, eles têm a cara do Natal!”.

Entre arranjos orquestrais, acordes de rock e muita interação, a banda fez o teatro inteiro cantar, rir e se emocionar. Em um dos momentos mais marcantes, dois dos músicos desceram do palco e caminharam entre as pessoas tocando violino, aproximando ainda mais o público da emoção da música. Era notável o encantamento de quem presenciava um espetáculo que une gerações.

Dois músicos da Família Lima interagem com a plateia, tocando violinos em um corredor das cadeiras, enquanto o público filma com celulares.
Dois músicos da Família Lima interagem com a plateia, tocando violinos em um corredor das cadeiras, enquanto o público filma com celulares. - Foto: Arnaldo Carvalho/Especial para o RioMar Recife

Em determinado momento do show, a banda focou na temática natalina e levou o teatro inteiro a cantar músicas tradicionais como “Bate o Sino”, “Noite Feliz” e “Hallelujah”, com um toque autoral e cheio de personalidade que animou e encantou a plateia.

Escolhida a partir de sugestões dos seguidores nas redes sociais do RioMar, a Família Lima entregou um show inesquecível, reforçando valores que tornam o Natal tão significativo: união, amor e família.

Solidariedade 

Além da emoção da música, o evento também teve um gesto de solidariedade. Na entrada do espetáculo, um balcão de doações foi disponibilizado para arrecadar brinquedos, novos ou usados em bom estado, destinados a crianças de instituições parceiras, fortalecendo o espírito de generosidade que marca esta época do ano.

Entre os que participaram da ação estavam Luiza Ferreli e Gabriel Oliveira, fãs da Família Lima que fizeram questão de contribuir. “Trouxemos vários brinquedos, de praia, carrinhos de construção, educativos pra lembrar dos mais novinhos também”, contou Luiza, animada para assistir ao show. Ela também destacou a importância do gesto: “A gente vive num país muito desigual, então sempre que dá pra fazer a diferença, mesmo nos pequenos detalhes, é importante lembrar de quem está precisando”.

Luiza Ferreli e Gabriel Oliveira sorridentes posando com brinquedos embrulhados para doação na entrada do teatro, ao lado de um banner do
Luiza Ferreli e Gabriel Oliveira sorridentes posando com brinquedos embrulhados para doação na entrada do teatro, ao lado de um banner do "RioMar Encontros Especial de Natal". - Foto: Arnaldo Carvalho/Especial para o RioMar Recife

Gabriel reforçou a fala de Luiza: “Nosso país tem uma desigualdade social muito grande, e às vezes uma ação simples, um presente, já faz diferença. Não custa nada ajudar, e é muito bom poder unir isso a uma noite tão especial”.

Uma noite mágica

A banda no palco de costas para a plateia lotada, que levanta as mãos e segura balões vermelhos e verdes, criando uma atmosfera festiva.
A banda no palco de costas para a plateia lotada, que levanta as mãos e segura balões vermelhos e verdes, criando uma atmosfera festiva. - Foto: Arnaldo Carvalho/Especial para o RioMar Recife

Ao final, o sentimento era unânime: a noite foi de pura magia natalina. A combinação de talento, emoção e propósito fez do RioMar Encontros com a Família Lima um momento que tocou corações e anunciou, com muito afeto, que o Natal chegou.

Após o espetáculo, Lucas Lima falou sobre o carinho que a banda tem pelo Recife e pelo público pernambucano: “A gente tá muito feliz nesse pós-show, que pra variar foi maravilhoso. Sempre tivemos experiências incríveis aqui, tanto no teatro quanto lá na praça, onde já tocamos. Existe uma sinergia muito especial com o povo do Recife, e aqui neste teatro temos um histórico lindo que queremos aumentar cada vez mais. Queria agradecer muito todo mundo que veio e nos encheu de amor. A gente tá saindo daqui muito feliz”.