Gosta de chá indiano? Saiba 6 curiosidades sobre o chai

Publicado em 15/08/2025 às 12:15

A mistura de chá com especiarias é uma combinação popularmente conhecida como o “chá indiano”, também chamado de chai. A bebida indiana é preparada à base de chá com uma mistura de especiarias e cai bem no inverno, já que os condimentos têm propriedades de aquecer o corpo e algumas especiarias podem ser úteis para aliviar sintomas de rinite e alergias devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. É possível consumir a mistura com ou sem leite.

No entanto, quando falamos em paladar, um leque de possibilidades surgem. É possível inventar sua própria receita de chai ou também encontrar misturas prontas. No RioMar Recife você encontra a Tea Shop, no Piso L2, com duas versões de blends disponíveis, sendo: Chai Latte (chá preto com funcho doce, alfarroba, canela, gengibre, raiz de alcaçuz, pimenta-rosa e cravo), com sabor muito próximo da receita original e disponível a granel ou em sachê, e o novo Tropical Chai (chá preto, funcho, canela, gengibre, lascas de coco, pimenta-preta, cardamomo), que possui um toque adocicado por conter coco na mescla.


6 curiosidades sobre o chai, o chá indiano

A seguir, conheça alguns fatos curiosos sobre o chai e confira uma receita especial para preparar uma versão ainda mais cremosa da bebida.

1 - É chamado de masala chai na Índia

A palavra “chai” na Índia significa apenas chá. Por lá, o chá com especiarias é chamado de masala chai (sendo que “masala” significa mistura de especiarias).

2 - Teve influência britânica

Foi a presença inglesa na Índia que popularizou no país o consumo do chá da Camellia sinensis, principalmente como chá preto. O toque indiano foi acrescentar à bebida as especiarias tão usadas na culinária oriental.

3 - Não existe uma receita única de chai

Há várias misturas de chai, e este é um dos charmes da bebida. Na Índia, a mescla de especiarias muda conforme a região e até entre cada família. A base do chai tradicional é chá preto, mas isso também pode ser adaptado – é possível preparar com outras folhas, como chá verde ou rooibos (o chá africano sem teína).

4 - Potencializa a digestão

As especiarias dão um sabor único para a bebida, mas os benefícios vão além. Os condimentos têm benefícios importantes para a saúde, e um deles é estimular a digestão e prevenir problemas gastrointestinais.

5 - Pode substituir o café com leite de manhã

A base de chá preto garante energia para começar o dia. Mas diferente da cafeína do café, a teína do chá proporciona um estímulo mais suave e mais prolongado. A receita mais tradicional do chai é feita com leite: para isso, infusione o chá e as especiarias com água por alguns minutos e depois acrescente o leite de vaca ou vegetal.

6 - É vendido na rua na Índia

Por lá a bebida é tão comum que é preparada na rua, oferecida pelos vendedores chamados de chai wallahs. O hábito é tomar algumas vezes por dia, em pequenos copos.

Receita para fazer em casa

Rooibos Chai cremoso com coco e mel

 

» Ingredientes

· 1 medida de Rooibos Chai

· 50ml de água mineral

· 200ml de bebida de aveia

· 1 medida de mel

· 1 medida de coco ralado

 

» Preparo

1. Infusione 1 medida de Rooibos Chai em 50ml de água a 95°C por 8 a 10 minutos.

2. Enquanto isso, aqueça os 200ml de bebida de aveia no micro-ondas por cerca de 50 segundos.

3. Coe infusão, adicione o mel e misture bem até incorporar.

4. Acrescente a bebida de aveia quente, mexa suavemente e finalize com coco ralado por cima.