Conexão Juventudes traz atividades envolvendo tecnologia e IA

Publicado em 25/08/2025 às 15:45

Neste mês de agosto, para celebrar o Dia Internacional da Juventude, o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social promove o Conexão Juventudes, com uma intensa agenda que une arte, cultura, sustentabilidade e muito conhecimento nas reflexões sobre presente e futuro. Cerca de 5 mil estudantes de 14 a 24 anos participam da programação, com ações realizadas no Recife, Aracaju, Fortaleza e Salvador.

O Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social atua para o desenvolvimento intelectual e profissional de jovens de 14 a 24 anos, moradores de comunidades do entorno dos empreendimentos do Grupo JCPM, com seis unidades distribuídas em quatro capitais do Nordeste: Aracaju, Fortaleza, Recife e Salvador.
O Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social atua para o desenvolvimento intelectual e profissional de jovens de 14 a 24 anos, moradores de comunidades do entorno dos empreendimentos do Grupo JCPM, com seis unidades distribuídas em quatro capitais do Nordeste: Aracaju, Fortaleza, Recife e Salvador. - Foto: EducAdois/Divulgação

Com o tema “Tecnologia, Inteligência Artificial e as relações com o mundo”, esta edição do evento discute os impactos das ferramentas digitais na sociedade e os efeitos da hiperconectividade no desenvolvimento intelectual, com o objetivo de promover o uso saudável e consciente desses recursos.

Na atividade desta terça-feira (26) serão exibidos videoclipes e outros produtos audiovisuais produzidos pelos jovens da Oficina de Audiovisual do IJCPM com a participação de cerca de 400 jovens.
Na atividade desta terça-feira (26) serão exibidos videoclipes e outros produtos audiovisuais produzidos pelos jovens da Oficina de Audiovisual do IJCPM com a participação de cerca de 400 jovens. - Foto: EducAdois/Divulgação

“Nosso compromisso é preparar a juventude para lidar com as transformações tecnológicas de forma crítica e responsável, fortalecendo sua autonomia intelectual e cidadã. É importante buscar equilibrar o tempo de tela por momentos de atenção plena e de interações presenciais”, destaca a gerente do IJCPM, Fábia Siqueira.

Esta edição do evento discute os impactos das ferramentas digitais na sociedade e os efeitos da hiperconectividade no desenvolvimento intelectual.
Esta edição do evento discute os impactos das ferramentas digitais na sociedade e os efeitos da hiperconectividade no desenvolvimento intelectual. - Foto: EducAdois/Divulgação

Como parte da programação do Conexão Juventudes no Recife, nesta terça-feira (26/08) acontece a “Mostra Cine Conexão – Da Comunidade para o Mundo: É Nós no Cinema”, a partir das 9h, no Cinemark, no RioMar Recife.

Na ocasião, serão exibidos curtas, videoclipes e outros produtos audiovisuais produzidos pelos jovens da Oficina de Audiovisual do IJCPM com a participação de cerca de 400 jovens. Já na sexta-feira (29/08) acontece o “Do Mangue ao Byte: Celebrando nossos Talentos”, a partir das 14h, no Teatro RioMar. Com um público estimado em 700 jovens, haverá apresentação dos produtos das turmas de Dança e Teatro do IJCPM, além de painel de conteúdo com discussão a respeito da temática do Conexão Juventudes 2025 e shows de artistas locais, como Dionísio e Barbarize.

Saiba mais sobre o Instituto JCPM

O Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social atua para o desenvolvimento intelectual e profissional de jovens de 14 a 24 anos, moradores de comunidades do entorno dos empreendimentos do Grupo JCPM, com seis unidades distribuídas em quatro capitais do Nordeste: Aracaju, Fortaleza, Recife e Salvador. Desde 2009, quando foi criado, já foram realizados mais de 80 mil atendimentos, com ações focadas em elevação de escolaridade, empregabilidade, inclusão e diversidade, formação cidadã, mundo digital e saúde e bem-estar. No Recife, a instituição funciona no RioMar, atendendo às comunidades do Pina e Brasília Teimosa.