RioMar Recife: Heróis do Oceano e o Combate à Poluição Marinha

Publicado em 23/07/2025 às 11:24

Por Mayara Guimarães*
Do RioMar Recife

A exposição Sharks & Cia chegou no RioMar Recife e o jogo Heróis do Oceano traz uma reflexão sobre a poluição dos mares e a importância de cuidarmos da vida marinha. Você pode saber mais sobre o jogo e outras ativações tecnológicas clicando aqui!

Foto: Heudes Regis/Especial para o RioMar Recife
Game Heróis do Oceano. - Foto: Heudes Regis/Especial para o RioMar Recife

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA estima que todos os anos entre 19 e 23 milhões de resíduos plásticos chegam aos ecossistemas aquáticos. Os dados mostram que, sem medidas significativas, a poluição plástica deve quase triplicar, até 2040. Apesar do cenário crítico, é importante sabermos que mudanças de hábitos podem ajudar a conter a quantidade de materiais que chegam aos oceanos.

Foto: Arnaldo Carvalho/Especial para o RioMar Recife
Game Heróis do Oceano. - Foto: Arnaldo Carvalho/Especial para o RioMar Recife

Os plásticos de uso único, aqueles que são utilizados apenas uma vez e depois descartados, podem ser grandes vilões da vida marinha. Por isso, a seguir, você pode conferir dicas de como reduzir a utilização desses materiais no seu cotidiano.

Sustentabilidade: 3 dicas para reduzir o uso de plásticos “únicos” na rotina

» Copinho de café com 400 anos?

Foto: Getty Images
Copos de uso único. - Foto: Getty Images

Os copos plásticos para tomar líquidos como água ou café – apesar de serem utilizados por apenas cinco minutos, eles podem levar até 400 anos para se decompor. Adote uma xícara e uma garrafa em seu ambiente de trabalho para serem utilizados de forma contínua.

» Festinhas com descartáveis podem ser grandes vilãs

Foto: Getty Images
Descartáveis de papel e madeira. - Foto: Getty Images

Aqueles itens plásticos descartáveis comumente encontrados em festas que tem como objetivo serem descartados irão gerar um lixo centenário para decompor-se. Em vez destes produtos, que tal substituir por opções de papel e madeira? Esses materiais se degradam com mais facilidade e impactam menos o meio ambiente. Desse modo, você continua com produtos práticos para a festinha, agregando mais sustentabilidade para o momento alegre.

» Coleta seletiva como grande aliado do meio ambiente

Foto: Getty Images
Coleta seletiva. - Foto: Getty Images

E o que fazer com os plásticos de embalagem dos produtos que compramos? Adotar a coleta seletiva em casa é muito fácil, coloque os materiais recicláveis separados dos restos de alimento e resíduos sanitários. Você pode procurar o ecoponto mais próximo da sua casa para descartá-los. Pequenas ações em nosso dia a dia podem gerar grandes impactos!

*Analista de Meio Ambiente do RioMar Recife.