Seja Carnaval sem abrir mão do sustentável

Publicado em 25/02/2025 às 14:49 | Atualizado em 27/02/2025 às 17:33

Por Jussara de Paula
Do RioMar Recife

Pensar em Carnaval é sinônimo de movimento e diversão. Seja nos blocos de rua, escola de samba, bailinhos, camarotes e até para os que veem uma ótima oportunidade para colocar o pé na estrada, vale a pena manter a sustentabilidade em qualquer espaço. Seja qual for a sua escolha, é importante lembrar os impactos que suas ações podem causar ao meio ambiente. Prepare suas fantasias ou malas e curta sua folia, que começa oficialmente agora!

De carro, bicicleta ou a pé

Neste período, facilite sua mobilidade, aproveitando o uso de transportes coletivos, bicicleta, carona ou até uma caminhada diferenciada. Além de ver, ser visto e apreciar, é possível conhecer novos trechos da cidade, favorecidos por estas formas de locomoção.

Reimagine, troque, reutilize

Use a criatividade e dê uma repaginada nas fantasias e acessórios do ano anterior. Também vale trocar com os amigos. Além de economizar um bom dinheiro, você contribui para reduzir o consumo dos recursos naturais, necessários na produção da roupa.

Evite o desperdício de água

No Carnaval, as cidades turísticas enfrentam problemas com abastecimento de água, por isso use- a conscientemente: feche a torneira, tome banhos mais rápidos e evite lavar a calçada e carros com a mangueira.

Coopere com a limpeza das ruas

Evite jogar os seus descartes nas ruas. Procure uma lixeira mais próxima, pontos de coleta seletiva ou aos catadores no local. Lembre-se que lixo acumulado entope bueiros, provoca enchentes, gera mais gastos para a prefeitura e ainda pode atrapalhar sua folia.

Aposte no Eco

Espalhe o eco da sustentabilidade: leve seu copo, canudo e até o brilho de produtos biodegradáveis. Além da segurança da origem dos itens que vai usar, é possível diminuir os impactos de uso destes materiais, em sua grande maioria de origem plástica e de uso único, causando grande impacto nos oceanos.

Faça o seu confete

Já pensou em ter a exclusividade desse acessório tão presente desse período festivo? Pensando nisso, você pode fazer o seu confete com... folhas secas! Com o auxílio de um perfurador de papel (vendido em papelarias), você pode produzir seu confete sustentável, sem a preocupação de sujar os locais da folia , além de produzir matéria orgânica para o solo.

Faça brilhar sua originalidade

Microplástico no corpo, como assim? O glitter, para muitos considerados como lindo, possui uma série de produtos químicos que em contato com a pele e a biodiversidade, pode causar danos a todo ecossistema e a saúde. Opte por produtos de origem biodegradável, inclusive maquiagem.

Alimente-se e hidrate-se bem

Sustentabilidade e alimentação andam juntas, sabia? Nesse período de grande concentração de pessoas, aliada as mudanças climáticas e muitas atrações, é comum querer aproveitar tudo. Nesse momento, foque na hidratação adequada e busque alimentos mais naturais e menos processados. Essas medidas podem evitar transtornos na saúde durante a após as festas.