
‘Maria e o Cangaço’ tem 1ª pré-estreia no RioMar com elenco
Na noite de terça-feira (25) o RioMar Recife foi palco da primeira pré-estreia da série ‘Maria e o Cangaço’, uma série produzida pela Disney+ e que chega à plataforma de streaming a partir do dia 4 de abril. Assim, os convidados participaram de um breve momento com a protagonista Isis Valverde, parte do elenco e com o diretor Sérgio Machado. A noite contou com a exibição do primeiro episódio da série em duas salas do Cinemark, no Piso L4 do RioMar.
A nova série nacional da Disney+ é inspirada no livro "Maria Bonita: Sexo, Violência e Mulheres no Cangaço", de Adriana Negreiros e chegará exclusivamente ao Disney+ dia 4 de abril com seis episódios na íntegra e tem Isis Valverde vivendo o papel de Maria Bonita e Júlio Andrade interpretando Lampião.
Ao ser perguntada sobre como foi a construção da personagem e a influência da cultura nordestina neste processo, Isis revela que contou com a parceria do elenco que é composto por muitos nordestinos.
“As pessoas que construíram comigo Maria. Maria não foi construída sozinha, sem a parte do elenco. Foi todo o elenco, todo o meu grupo, eu não teria construído Maria. Eles que que fizeram a imersão comigo, trouxeram Maria junto comigo. Acho que Maria não é a Maria, são as Marias, sabe?”
Isis completou ainda sobre o cuidado em não romantizar o enredo, mas sim trazer para o público as dores e feridas vividas pela cangaceira.
“Acho que a gente não está aqui para romantizar nada. A gente tá aqui pra trazer o que ela realmente viveu e as feridas que estavam expostas ali que a gente não vê, muitas vezes encobertas pela visão do homem, do masculino, a gente perde quem são essas mulheres? De onde elas vieram, que elas passaram? E foi muito doloroso para mim, como mulher, passar por tudo aquilo. Mas eu tinha outras mulheres fortes do meu lado que me ajudaram e espero que vocês gostem da história. Tá linda, a série.”
Esse cuidado explicado por Isis se deve a toda a construção da série ser voltada para a figura feminina que vai além da esposa de Virgulino. Isso porque a produção apresenta os últimos anos de vida de Maria Bonita, uma figura da história nordestina que ousou impor sua voz em um mundo em que as mulheres viviam submetidas à vontade dos homens e a violência dominava a realidade.





A direção geral da série foi feita por Sérgio Machado e direção de Thalita Rubio e Adrian Teijido - que também é o diretor de fotografia da série e indicado ao Oscar pelo longa Ainda Estou Aqui (2023).
Ao falar sobre a produção exclusiva da Disney+, Sérgio Machado não poupou elogios sobre o grande elenco e forte história que tinha em mãos para trabalhar.
“Foi um privilégio dirigir essa experiência com um elenco dos sonhos. Quando voltei com os testes de elenco parecia que eu tinha cenas para o Oscar. São 55 grandes atores nordestinos de diferentes gerações. É um projeto que me enche de orgulho.”




Ficou curioso para assistir ‘Maria e o Cangaço’? Os seis episódios chegam na íntegra no dia 4 de abril na Disney+ com a classificação indicativa para maiores de 18 anos.