Exposição 'O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso' é prorrogada

Publicado em 10/03/2025 às 12:00 | Atualizado em 11/03/2025 às 14:26

A exposição "O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso" é prorrogada até 23 de março no RioMar Recife. Dessa forma, há mais tempo e oportunidade para os interessados em conhecer o evento de arte e cultura. A exposição conta com uma área de mais de 1.200 metros quadrados e está sendo exibida no Piso L3, perto da loja GameBox.

 

Arnaldo Carvalho/Especial para o RioMar Recife
O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso - Arnaldo Carvalho/Especial para o RioMar Recife

Na exposição imersiva “O Auto de Ariano: O Realista Esperançoso”, você experimenta uma viagem pela magia da literatura e o legado de Ariano Suassuna, um brasileiro defensor da cultura brasileira e do Nordeste. A primeira grande exposição imersiva de um artista brasileiro.

São 13 salas especiais e interativas que visitam a trajetória do dramaturgo e escritor e contam detalhes de sua vida e influências. Fatos que celebram a poesia de Ariano e sua luta incansável para preservar a nossa cultura.

Cocriada entre o espaço Luzzco e o historiador João Suassuna (neto mais velho de Ariano), a atração faz na capital pernambucana sua primeira parada após estreia de sucesso na Paraíba. Um deleite ao visitante, que explora de maneira inovadora e sensorial as diversas facetas de Ariano pelos aspectos criativo e emocional do autor.

A exposição "O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso" é realizada pelo Luzzco, com apoio do RioMar Recife.


Sobre Ariano Suassuna - Nasceu na Paraíba em 16 de junho de 1927 e faleceu no Recife em 23 de julho de 2014, deixando um legado que transcende fronteiras culturais e linguísticas, com obras icônicas que emocionam públicos de diferentes gerações. Entre as principais obras do autor, poeta e dramaturgo estão “Auto da Compadecida”, que ganhou adaptação para o cinema, e “O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta“, que inspirou uma série televisiva, ambas retratando as tradições nordestinas e exaltando a cultura popular. Ariano foi o idealizador do Movimento Armorial, em 1970, que tinha como objetivo criar uma arte erudita com base e valorização da cultura popular.

Sobre o Luzzco - O primeiro espaço imersivo de arte, cultura e inovação da Paraíba vai além das molduras convencionais e proporciona uma experiência única e envolvente para toda a família. O Luzzco utiliza a mesma tecnologia das maiores exposições imersivas do mundo e é equipado com recursos audiovisuais que permitem a criação de obras que se modificam de acordo com o movimento, o som e o toque das pessoas. No local, as paredes, o chão e o público se tornam parte integrante das obras.